Na beleza do corpo …


Na beleza do corpo humano, com todo o seu sistema orgânico, seu funcionamento e a diversidade de membros nele existente, podemos ver o quanto é perfeito o criador do universo, o sustentador de toda nossa vida.

Assim como o corpo humano, Deus tem estabelecido na terra uma comunidade de pessoas, que na sua variedade de raças e línguas, independente de classificação social, podem se relacionar de forma harmoniosa e em plena comunhão de afeto fraternal, e assim, ajudar uns aos outros em um espírito cristão.

Sim, essa comunidade cristã, é comparada ao corpo humano.

A verdadeira comunidade cristã, que é chamada por Igreja na Bíblia, é constituída por pessoas, que mesmo na sua imperfeição, são agraciadas com a bênção do revestimento do Espírito de Deus, através do qual somos unidos em Cristo Jesus, formando assim um corpo vivo formados por pessoas falhas, mas em unidade como Deus Criador.

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. 1ª Coríntios 12:12,13

Unidos em Cristo, e na unidade do espírito, nos tornamos um só corpo apesar da diversidade, assim podemos viver um relacionamento saudável, pois somos unidos em uma mesma fé, crendo que através de Jesus somos participantes desse corpo vivo chamado Igreja.

Através da comunhão com os outros membros, podemos servir uns aos outros guiados pelo espírito, vivendo a comunhão através do amor eterno e divino.

Não somos mais ou maiores que os outros, nem tão pouco inferiores a eles, mas somos iguais em nossas necessidades, somos amados por Deus numa mesma intensidade.

“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?” 1ª Coríntios 12: 14-19

Deus através de sua sabedoria e perfeição, nos tem colocado no mundo com um propósito único, o de servi-lo como agentes de seu amor, e servirmos uns aos outros em amor.

Através da comunhão vivida na comunidade chamada de igreja, um corpo vivo na terra, aprendemos a identificar os nossos dons e talentos, todos eles dados por Deus, e portanto, não somos donos dos mesmos, mas somos apenas mordomos deles, devendo assim, aprendermos a usa-los em favor das pessoas e para a glorificação do nosso Deus.

Fazer parte do corpo vivo que é a Igreja de Cristo no mundo, representa ser servo a disposição de Deus e da humanidade.

Se assim pensarmos e vivermos na comunhão da Igreja, seremos úteis e abençoados, reconhecidos e reconhecedores dos valores de cada pessoa.  Viveremos em harmonia uns com os outros.

“Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros”. 1ª Coríntios 12: 22-25

Se somos muitos membros, mas fazemos parte de um só corpo, é importante lembrar que não existe corpo sem cabeça. É preciso reconhecer, com toda humildade, de que não somos cabeça, mas que Jesus é o cabeça desse corpo.

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”. 1ª Coríntios 12:27

“E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”. Colossenses 1:18

Se assim deve ser, devemos obedecer a Jesus, exercitando os seus mandamentos e princípios de vida eterna.

Independente do que você seja, Deus o ama e quer fazer de você um membro útil !

Amem!


About this entry