Quem é o servo sábio?

Como é difícil identificar o servo o servo sábio aos olhos de Deus.

Pois somos sempre tentados a definir o servo sábio pelos princípios humanos, pelos parâmetros da sociedade pecadora e não pelos princípios divinos.

O servo sábio não é aquele que acerta sempre em suas decisões e escolhas,  o servo sábio é aquele que muitas vezes erra tentando acertar.

O servo sábio não é aquele que faz as coisas sempre como deseja fazer, mas sim, que faz as coisas como Deus e outros desejam fazer.

O servo sábio não é aquele que procura fazer as coisas para satisfazer-se a si mesmo, mas seu prazer esta em ver que outros estão satisfeitos e realizados através do que ele faz.

O servo sábio não é aquele que foge à presença dos seus adversários, mas sim aquele que os considera e busca cumprimentá-los e abraçá-los, e diz a eles palavras doces e de bênção.

O servo sábio não é aquele que está sempre à frente de todos discursando, mas sim, aquele que está junto a todos ouvindo e compartilhando com todos, dando atenção e ouvindo a todos com paciência.

O servo sábio é aquele que reconhece que tem adversários, e até mesmo inimigos declarados, mas que tem a sabedoria para reconhecer que por traz de cada um deles está o verdadeiro inimigo de todos os servos, que é Satanás.

O servo sábio é aquele que reconhece que Satanás usa as pessoas como escudo, atirando-as contra aqueles que se dispõe a servir a Deus com suas vidas.

O servo sábio é aquele que reconhece que não tem muitos inimigos ou adversários, mas sim, um inimigo e adversário declarado.

O servo sábio não é aquele que reconhece o seu adversário e tenta planos próprios para derrotá-lo, mas sim, aquele que reconhece que a melhor forma de enfrentar o inimigo é ter conhecimento e submeter-se aos planos de Deus, planos esses estabelecidos pela sua Palavra, os testemunhos e mandamentos de Deus.

O servo sábio é aquele que ama a Palavra de Deus a ponto de seguir e obedecer de forma natural a mesma.

Na obediência da Palavra de Deus o servo se torna sábio e prudente, o obedecer da Palavra o servo não só reconhece as pessoas que são usadas como escudo por Satanás, mas ama a cada uma delas, reconhece o valor das mesmas, o quanto são preciosas para Deus.

Sendo assim, o servo sábio é aquele que ama a Palavra de Deus, teme ao Senhor e reconhece a existência do adversário dos servos, e na pratica da Palavra  e obediência aos mandamentos do Senhor Jesus, ele sabiamente se relaciona com aqueles que são apresentados por Satanás como seus inimigos e adversários.

“Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos. Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra. Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste. Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. Salmo 119:97-105

Obrigado Senhor pela tua Palavra que me faz um servo sábio !


About this entry